Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no 

Orientação

Ano 2015

01-01-2015 17:19

Divulgação e iniciação à Orientação Pedestre

07-06-2014 09:00
Inserido nas comemorações do Dia das Coletividades do Concelho de Almada, o CIMO em colaboração com a Câmara Municipal de Almada irá organizar uma atividade de iniciação e divulgação da modalidade de Orientação Pedestre no próximo dia 7 de junho de 2014, sábado, pelas 9:30 horas, no Parque da Paz,...

II Troféu de Orientação Pedestre Margem Sul

08-02-2014 11:00
II Troféu de Orientação Pedestre Margem Sul  Cabo Espichel - Sesimbra 08-Fev-2014 NOTA: Actualização das classificações colectivas!!!  O CIMO – Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação e o CPA – Clube de Praças da Armada convidam todos os orientistas e desportistas interessados em...

DIA NACIONAL DE ORIENTAÇÃO

27-04-2013 10:00
No próximo dia 27 de Abril de 2013, sábado, pelas 10h, no Parque da Paz, em Almada, o CIMO e o CPA irão organizar uma atividade de Orientação Pedestre incluída na comemoração do Dia Nacional de Orientação, patrocinada pela FPO. Na atividade de Orientação pedestre será...

Atletas do Cimo Premiados

01-11-2012 23:38
Jantar 24 de Novembro, em Abrantes (Orientação Pedestre) À semelhança do que vem sendo habitual, a FPO vai levar a cabo o seu jantar anual de entrega de prémios a quem se destacou na época 2011. No entanto, foi decidido que este ano seria feito de maneira diferente do que vem acontecendo e...

Prova de Orientação comemorativa do Dia Nacional da Orientação 2012 e do Dia da Marinha

Realizou-se, no dia 13 de Maio, uma prova local de Orientação comemorativa do Dia Nacional da Orientação 2012 e do Dia da Marinha, no Parque da Paz, em Almada.
A prova inaugurou o novo mapa do Parque da Paz, que sofreu uma revisão e incluiu novas áreas.
Esta prova foi organizada em conjunto pelo CIMO (Clube Ibérico de Orientação e Montanhismo), CPA (Clube de Praças da Armada) e CEFA (Centro de Educação Física da Armada), tendo as tarefas de organização sido realizadas por elementos das três entidades.Inicialmente estavam inscritos 129 participantes, mas devido às inscrições no local de prova, foram registados 150 participantes, sendo a maioria jovens e alguns iniciados na actividade, que a realizavam pela primeira vez.
 

Aos iniciados na actividade, foi prestado apoio, tendo sido explicadas as noções básicas da Orientação e em alguns casos, foi mesmo feito o acompanhamento inicial da prova por técnicos presentes no local.
Foi feita também uma apresentação da actividade e da organização a um grupo de alunos e respectivo professor do Instituto Piaget, que participaram na prova, e cuja modalidade faz parte do seu plano curricular.
No final da prova, foi feita a entrega de prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão, presidida pelo Comandante Lopes Pires, do CEFA.
A prova decorreu bem, com tempo agradável e no final os participantes mostraram o seu agrado pela actividade.
Quanto aos atletas mais experientes e que conheciam o anterior mapa, ficaram bastante satisfeitos com a revisão e com a inclusão das novas áreas a sul, no mapa.

OS VERDES ANOS: SOFIA PINTO

 
Olá,
Chamo-me Sofia Pinto, tenho 15 anos e sou do Montijo. Passei para o 10.º ano, e vou para a área de Ciências e Tecnologias.
Antes de praticar Orientação fui federada num clube de Natação aqui no Montijo, o Clube Atlético do Montijo. Já fazia Natação desde pequena até que surgiu a oportunidade de me federadar e assim o fiz, estive federada durante dois anos.
Enquanto federada de Natação fazia Orientação naqueles fins-de-semana que não tinha treinos nem provas. Nesta altura fazia Orientação por gosto, até que apanhei o “vicio”, se o posso referir assim. Em 2008 desisti da Natação e vim para a Orientação.
A Orientação para mim é um bem-estar, é liberdade, é concentração para realizar uma prova, porque se não temos concentração perdemo-nos e, como costumam dizer as pessoas da minha idade, “pastamos”, perdemos tempo e lugares na classificação.
Este foi o meu primeiro ano como federada na modalidade, correu bem dentro de todas as perspectivas. No inicio a minha maior dificuldade era orientar o mapa, porque quando dava por mim já tinha o mapa ao contrário e às vezes nem sabia onde estava. A minha primeira prova sozinha e no meu escalão foi em Mora, que contava para a taça Sul.
Adoro fazer Orientação é algo que me diverte, ajuda-me a concentrar, a estar bem com nós mesmos e fazer amizades por vários sítios do país. No futuro, ainda não sei bem, o que quero ser, mas uma das minhas hipóteses é Desporto. Quero continuar a praticar este desporto por muitos e muitos anos.
Tenho que agradecer ao meu pai, Custódio Pinto (CIMO), porque foi ele que me pôs na Orientação, ao professor Daniel Pó, à Inês Catalão (GafanhOri) e à Mariana Saraiva (CPOC), porque foram as minha primeiras amigas dentro da Orientação, e também me ajudaram imenso e ao primo Nuno Pedro (PT Telecom) que me ajudou em situações no mapa que não entendia ou então explicava que por aquele caminho era melhor que por este, coisas simples mas que me ajudaram imenso. Obrigada pela paciência e pela ajuda que todos os meus amigos, professores e familiares tiveram comigo.
Na minha opinião, acho que a Orientação é pouco divulgada e se fosse um pouco mais divulgada haveria mais praticantes. Quem pratica Orientação ganha um “vício” e nunca deixará de a praticar.
Sofia Pinto