LD  00 - Agenda 2017            04 - Estágio de Sobrevivência  09 - Açores 2017

 

Escalar até ao CIMO - 29-01-2012

Mais um dia de Inverno seco com céu limpo e bonito, excelente para escalar! Porque o frio não é problema na Guia, graças às falésias soalheiras orientadas a sul, que nos protegem do vento norte.

nosso ponto de encontro foi mais uma vez ao lado do imponente farol da Guia, entre Cascais e o Guincho, às 9h30. A estas horas fomos das primeiras pessoas a chegar, porque por regra os escaladores não são madrugadores.O acesso foi simples no início, mas depois subir rochedo, descer rochedo, subir rochedo… ajudou a aquecer! Um breve aquecimento e toca a escalar. Muita rizada entre o pessoal, à conta das peripécias típicas de quem se está a iniciar. 

O tempo quando é bem passado, ele voa! Já eram 13h30.

Escalaram um total de três vias de escalada, um IIIº e dois IVº graus, coisas fáceis para ter um primeiro contacto com a rocha. Ainda deu para aprenderem a fazer o nó de encordoamento.

Ficou a promessa de mais actividades mensais.

Um dia bem passado...

Apesar das previsões de chuva, fomos brindados com uma excelente manhã para escalar. O nosso ponto de encontro foi no Portinho da Arrábida às 9h30. O espanto habitual, “somos só nós?” ao constatarem que eram apenas 6 participantes, ao qual respondi “assim é que é! 4 a 6 pessoas por técnico, vimos para escalar e não para olharmos outros a escalar”. Após uma breve apresentação começamos a aproximação ao nosso destino, a Fenda, um dos mais espectaculares locais para a prática da escalada desportiva em Portugal. Decorrida a pequena mas sinuosa e íngreme caminhada de 15 minutos, com vista para a baia, chegámos ao sector “El carallon”, onde existem vias de escalada muito fáceis e adequadas a novatos nestas andanças. Depois de umas pequenas explicações sobre o que os esperava, chega de conversa, toca a escalar! Claro em tope rope, ou seja, com uma corda já instalada e respeitando todas as regras de segurança. Apesar de alguns receios iniciais, todos escalaram e ultrapassaram o nervosismo inicial. Um total de 3 vias com 15 a 18 metros de altura. Uma das vantagens dos pequenos grupos, as pessoas realmente escalam e não passam horas e horas à espera da sua vez. 

Fotografias pelo meio para registar a aventura e num piscar de olhos, o tempo voa. Está na hora de voltar e as condições meteorológicas estavam a ficar ameaçadoras. Chegados à praia ainda houve tempo para uma foto de grupo, antes de regressarmos ao ponto de encontro por volta das 14h, onde nos despedimos até uma próxima aventura.

CIMO - Portinho da Arrábida - 23 de Outubro 2011

 

 

Escalada para todos

O QUE É?
A “Escalada para todos” consiste em actividades de escalada acompanhadas por Técnicos do CIMO, dirigidas a pessoas inexperientes ou com pouca experiência, que ainda não possuem autonomia para escalar.
Estas actividades são realizadas uma vez por mês com uma duração de 4 horas, em locais como Cascais, Serra de Sintra ou Serra da Arrábida.
O CIMO possibilita uma experiência de Escalada e talvez a descoberta de uma paixão.

Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no