LD  00 - Agenda 2017            04 - Estágio de Sobrevivência  09 - Açores 2017

 

O CIMO – Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação – foi constituído a 22 de Novembro de 1992 em Almada, com a finalidade de promover a prática do Montanhismo, da Orientação e a defesa do meio ambiente, sensibilizando os seus associados e amigos para a salvaguarda da montanha, dos espaços verdes e do património histórico, natural e ecológico.

Para cumprimento da sua finalidade, tem promovido a divulgação daquelas modalidades junto dos professores e alunos das escolas, bem como da população em geral, realizando cursos de iniciação e provas desportivas, participando nas iniciativas de outros clubes ou autarquias, ou em visitas de estudo, bem como organizando expedições e ações no país e estrangeiro, incentivando a formação regular e continua dos seus associados. 

O clube tem uma estrutura organizativa centrada na dinâmica das suas secções de Montanha, Orientação e Ecologia, estando filiado na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e na Federação Portuguesa de Orientação.

Tem cerca de 800 associados e uma equipa técnica ampla e bastante qualificada nas áreas do seu funcionamento, segundo os regulamentos federativos.

Mantém uma relação de parceria privilegiada com a autarquia de Almada, colaborando desde sempre nas suas iniciativas desportivas, com destaque para os programas Almasenior e Almada Mexe Comigo, incentivando a prática regular da atividade física, em especial o pedestrianismo, dando a conhecer percursos e recantos do nosso concelho.

Esta coletividade foi pioneira na marcação de percursos pedestres em Portugal, alguns deles emblemáticos e muito procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, como é o caso da Rota do Cabo, que liga o convento dos Capuchos em Almada ao castelo de Sesimbra, acompanhando a orla marítima e passando pelo Cabo Espichel.

Atualmente, no âmbito do pedestrianismo de longo curso, desde há um mês, temos dois sócios percorrendo o perímetro ibérico, numa aventura que terá cerca de 5000 quilómetros, com início no Monte da Caparica e se prevê terminar no dia 5 de Julho. Pode ser seguida no Facebook –“ Perímetro Ibérico 5000 km a pé”.

Na Orientação pedestre, temos no próximo sábado, dia 8 de Fevereiro, a organização de uma prova no Cabo Espichel, em parceria com o Clube de Praças da Armada, tendo já 380 atletas inscritos.

Informações mais completas acerca das atividades, fotos e iniciativas diversas, podem ser encontradas na página de internet em www.cimo.pt

Visite-nos também no  

Contacto

CIMO

Praceta Francisco Vieira de Almeida, 1-1º
Cova da Piedade 2805-145 Almada

Tm.: 929264499
Tel.: 212583029
(5ª feiras das 21h30 às 23h00)
geral@cimo.pt

Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no