Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no 

O CIMO foi ao CIMO da Arrábida

07-05-2012 21:57


Eram 08:00h da manhã deste domingo o sol já brilhava em toda a sua força, o que antevia o que iria ser de um espectacular dia dedicado ao desporto de outdoor.  A actividade teve início junto ao cruzamento que dá para o Parque de Campismo dos Picheleiros. Os técnicos do CIMO fizeram as apresentações aos participantes, e respectivas recomendações sobre pedestrianismo, com abordagem sobre a temática do percurso e meio ambiente.

A marcha iniciou-se às 9,15h (dentro do horário previsto), com um arranque moderado para enfrentar a primeira subida na Serra, por um trilho sinalizado com setas Vermelhas trilha este muito batido mas bem conservado, que nos levou ao Formosinho.

Os participantes foram informados dos pontos de interesse por onde íamos passar com destaque para a flora da Arrábida e os locais com interesse histórico existentes na Serra da Arrábida. O ritmo da marcha foi feito de acordo com todos os participantes, em ambiente desportivo e de descontracção e respeito pela Natureza.

Os participantes ficaram encantados com a beleza da Serra, e com as vistas magníficas que oferece.

Saímos do Formosinho pela cumeada da Serra em direcção ao Convento de EL-CARMEN. Durante este trajecto verificámos em vários locais a devastação feita supostamente pelos javalis, ao longo do trilho muito batido e identificado por várias mariolas ao longo de todo o percurso (Mariolas- Montículos de pedras sobrepostas em cima de outras pedras mais altas).Este piso apresentava-se em alguns troços escorregadio devido à chuva que caiu nos dias anteriores.

Quando iniciámos a descida para El -Cármen deparámo-nos com o trilho muito fechado pela arborização, não oferecendo boas condições de segurança para o grupo e por isso optámos por outro trilho que está em melhores condições e que nos levou à entrada da mata coberta. Continuámos para El Cármen onde chegámos cerca das 13:40 onde fomos recebidos pelos responsáveis desta magnifica Quinta, que fizeram a gentileza de abrir o bar para tomarmos um café e bolinhos caseiros deliciosos. Daqui partimos para Casais da Serra com destino ao Parque de Campismo de Picheleiros onde terminou a nossa actividade às 16:00 horas.

A faixa etária dos participantes situou-se entre os 8 anos e os 63 anos

Não houve registo de ocorrências tendo sido a totalidade do percurso de 14,4 Km GPS.

Todos os participantes manifestaram o seu reconhecimento à organização e à qualidade da caminhada pelas belas paisagens que disfrutaram, mais de 60% dos participantes foram pela primeira vez à Arrábida a pé, foi notória a motivação para fazer mais caminhadas.

Alberto Fontes 07 Maio 2012