Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no 

Marcha da Arruda dos Vinhos

14-07-2012 09:00

Vamos caminhar por colinas com vistas deslumbrantes, por entre vinhedos e aldeias visitar antigos moinhos e fortes, avistar o emblemático forte do Alqueidão

De características agrícolas, nomeadamente na produção vitivinícola pequenas colinas, extensas vinhas e vales cultivados acompanham aldeias de casas brancas e uma série de pitorescos moinhos. Os seus reputados vinhos que já receberam diversos prémios, também ostentam uma história antiga e devem a sua qualidade à natureza do solo e à exposição soalheira das encostas que acolhem as vinhas.

Arruda dos Vinhos é uma Vila de origem antiga tendo sido dominada pelos Árabes e reconquistada pelo primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques em 1160.

Um marco histórico do concelho de Arruda dos Vinhos diz respeito ao seu contributo na estratégia defensiva das Invasões Francesas marcando um dos passos mais importantes na consolidação da Vitória contra as mesmas, situando-se na área do conselho dois Fortes que fazem parte da segunda linha das Linhas de Torres Vedras. Forte da Carvalha e Forte do Cego.

Para além da sua importância defensiva, estas fortificações possuem um grande valor histórico e são excelentes observatórios de paisagem.

Vamos visitar o Forte da Carvalha 9ª obra Militar em forma de estrela, apresenta uma tipologia arquitectónica das mais representativas destas estruturas militares. Situado a394 metros de altitude, o ponto mais alto do concelho de Arruda dos Vinhos, tem uma vista soberba sobre toda a região envolvente. Tinha capacidade para 400 militares e estava artilhado com duas peças de calibre 9 e quatro canhoeiras.

 

Circular, ambiente rural com caminhos de terra batida com alguns troços de calçada ou asfalto, duas subidas e uma acentuada.

Arruda dos Vinhos, Carvalha.

Forte da Carvalha, Forte do Moinho do Céu das linhas de Torres, importância agrícola da região do Oeste..

17 km + -

 5 a 6:30 h 

 

4 -Escala de 1 a 5

Carvalha, Arruda dos Vinhos 

Concentração às 8:45 partida às 9:00h / 03 de Junho 2012

12 de Julho de 2012

O valor a pagar será apurado no dia do evento, de acordo com o número de inscritos e inclui o seguro de acidentes pessoais, reforço alimentar e despesas de apoio logístico, prevendo-se que não ultrapasse 5 euros.

Por razões de organização e segurança, os participantes devem respeitar as indicações e orientações transmitidas pelo guia e demais colaboradores do CIMO.

Cada um deve levar um pequeno estojo pessoal de material de 1ºs socorros, bem como medicamentos que esteja a tomar regularmente.

Levar roupa, agasalhos, boné ou chapéu, e calçado feito ao pé, preferencialmente botas, de acordo com as condições climatéricas.

Transportar água (aconselha-se cerca de 1,5 litros por pessoa / dia) e alimentos para consumo individual.