Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no 

AlmaSénior - Fonte da Telha, Nato e minas do Ouro

05-05-2012 09:00

No Concelho de Almada já existiram minas de ouro a Sul da Fonte da Telha. Passaremos por lá e com sorte talvez encontremos uma pepita do precioso metal. Sempre com vistas deslumbrantes do mar, da praia e do imenso Pinhal do Rei.

Quanto à origem do nome, a denominação "Almada" deriva da expressão árabe "almadan", que significa mina de ouro ou de prata. Este nome provém de já no tempo da ocupação pelos mouros se explorarem as minas de ouro em Adiça, perto da Fonte da Telha.
 
 
 

As minas de ouro da Adiça, no concelho de Almada, já eram exploradas no reinado de D. Afonso Henriques. E todos os reis subsequentes protegeram a sua exploração. Assim a Adiça era um couto real com juízes privativos que nos primeiros tempos se chamavam Quinteiros postos pelos reis, e depois com outros juízes eleitos pelos mineiros.

-- João Jardim de Vilhena, in Boletim Cultural e Estatístico Nº3, 1937

Não faço ideia onde é a Adiça, nem porque é que há mais de 250 anos que ninguém vai lá investigar as minas com tecnologia moderna, mas o Google parece indicar que há um sítio qualquer desabitado com esse nome, no mato a sul da Fonte da Telha, perto da base da NATO...
Aparentemente o próprio nome "Adiça" quer dizer mina de ouro, há mais de uma terra com este nome, e segundo uma
página que descobri, há quem conheça e visite este sítio na margem sul.