O Natal acontece quando o Homem quer

23-12-2012 12:09

Foi na manhã de 18 de Dezembro, que o CIMO e a Decathlon de Almada, se deslocou ao lar D. Nuno Álvares Pereira em Almada, instituição pertencente à Santa Casa de Misericórdia.

Esta nossa visita tinha como intuito a entrega dos presentes angariados na 1ª edição da Caminhada Solidária, a que se juntou as prendas de todos os funcionários da Decathlon que de uma forma personalizada, foi recolhido na sua habitual festa de Natal e uma enorme árvore de Natal.

Como devem estar a imaginar, a nossa entrada na instituição, foi fantástica, a quantidade de caixas que levava-mos foi equivalente à alegria das crianças e a simpatia de todas as técnicas.

A Sr.ª Diretora do Lar recebeu-nos de braços abertos e depois de uma apresentação muito sentida, lá fomos todos fazer uma visita guiada às instalações.

Devido à hora e as férias escolares a azáfama matinal era enorme, uns a levantarem-se, outros a tomar o pequeno-almoço, alguns a deambularem pelos corredores ainda com os olhos semifechados, muitos a virem ao nosso encontro, curiosos e com expressões de alegria.

A localização do Lar fica em pleno meio urbano na cidade de Almada. Edifício de quatro pisos com a estrutura normal de um prédio de habitação. As crianças assim, facilmente, tem acesso a quase todos os equipamentos de ensino, culturais, comerciais etc.

O Lar, assim, torna-se as suas verdadeiras casas, onde dormem, comem, estudam, brincam e o mais importante onde tem o apoio incondicional, para todos os aspetos de vida, do fantástico corpo de técnicas.

Finda a visita, dirigimo-nos para o piso térreo, onde se encontra alguns serviços de apoio e a sala multiusos, que neste caso funcionou de base para a nossa pequena festa.

A montagem da árvore de Natal, foi a atividade que envolveu todos, crianças, técnicas, pessoal da Decathlon e do CIMO. O ritmo foi alucinante com a participação de todos. A árvore cresceu num ápice, fazendo as delícias das crianças, principalmente pela cor pouco usual, branca como a neve.

A entrega das prendas, foi mais um momento emocionante, a ansiedade, a curiosidade, pairava em todas as crianças. Naquele momento respirou-se o verdadeiro espirito de Natal. A alegria estava espelhada em todas as faces dos presentes. Os corações transbordavam de emoções, que estão muitas vezes recolhidas ao longo do ano e que nestas alturas explodem nos fazem ver novos sentidos da vida.

No final desta “cerimónia” fomos brindados com uns deliciosos bolos acompanhado de café e chá, tudo muito caseiro e delicioso, confecionado pelas fantásticas técnicas. Alguns mais “bocas doces” tiveram direito a repetição. Aproveitámos esta altura para efetuar as despedidas de todos e prometendo que para o ano haverá muito mais.

No que toca ao CIMO, ficou a promessa de mantermos com os aspetos técnicos na realização deste evento, e desejámos a todos umas Boas Festas.