André Castro, atleta do CIMO em destaque
Nos dias 6, 7 e 8 de Junho decorreu a única prova em alta montanha de Portugal, o Oh Meu Deus - Ultra Trail® 100 Milhas Serra da Estrela.
Cinco eventos, K160, K100, K60, K20 e uma caminhada de 10 km, constituíram o troféu.
A prova de maior distância realizada no nosso país - Ultra Trail® K160 ou 100 Milhas (D+ 7395) – teve 30 participantes (27 homens e três senhoras). André Castro (CIMO) chegou em 1º depois de 23:10:00 de prova, seguido de António Guerra (Trilhos e Comp. – Neves FC) que gastou mais 03:04:00 e de Lino Luz (Sapatilhas Ardentes) que registou um tempo total de 26:21:00. Isabel Moleiro (SSCGD) foi a vencedora feminina com 34:55:00.
Igualmente 30 atletas (28 masculinos e duas senhoras) na partida do Ultra Trail® K100 (D+ 4593), com Bruno Bondoso (RB Running) a chegar em 1º lugar, após 13:40:00 de prova. Filipe Garcia (NEL-Pédatleta) com 14:10:00 e Paulo Gomes (Coimbra trailrunning) com 14:23:00 completaram o pódio. Ana Duarte (Falcões Selvagens) venceu o sector feminino com 25:36:00.
46 (38 homens e seis senhoras) enfrentaram o Ultra Trail® K70 (D+ 2795). Luis Graça (CA Ferreira do Zêzere) foi o mais rápido em masculinos com 08:46:00, enquanto nas senhoras, Isabel Carvalho (Lobos do Monte) chegou em 1º registando 11:24:00
Finalmente, também 46 (39 + 7) alinharam à partida do Trail K21 (D+ 1362). Nuno Gravito (Pinhal Total – Oleiros Aventura) foi o vencedor com 02:14:00 em masculinos.
Esta prova pontuou para a Meca do Trail Running Europeu: o Ultra-Trail du Mont-Blanc®.
Sesimbra / Cabo Espichel (FCMP)
Mais um grande clássico que o CIMO ano após ano proporciona a todos os amantes da natureza e das grandes caminhadas. Foi no dia 11 de Maio, domingo passado, que fizemos um circuito linear, com inicio no Castelo de Sesimbra e seguindo a GR 11 E9 - Rota do Cabo - até ao Cabo Espichel. Cerca de 19 km.
Na entrada do trilho para a ribeira do Cavalo, fez-se o reagrupamento de todos, tendo-se constituído dois grupos: um seguiu pelo caminho tradicional da GR e o outro contornou a pedreira pelo lado Norte, passando pelas localidades de Zambujal e Pinheirinhos. O reencontro fez-se depois na serra da Azóia, onde parámos para breve almoço no Clube Desportivo União dos Amigos da Azóia.
Seguiu-se depois para o Cabo Espichel, tendo havido nova subdivisão do grupo antes da descida para o Forte da Baralha.
Estas subdivisões de grupo funcionaram bem, pois visaram que os menos preparados fisicamente tivessem zonas de percurso menos exigentes, não atrasando o ritmo de andamento.
A marcha decorreu muito bem, com bom ritmo de andamento, tempo soalheiro e ameno, boa coordenação da equipa técnica e boa disposição de todos.
PR2 Gavião
Inauguração oficial do PR2 Corredor Ecológico das Ribeiras de Alferreireira e Barrocas no Concelho de Gavião no dia 3 de Maio de 2014.
O CIMO esteve presente com os seus técnicos em colaboração técnica com a Camara Municipal do
Gavião fazendo, como bem sabe, o enquadramento de todos os participantes.
O CIMO levou cerca de 35 praticantes a este evento, que se deslocaram num autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Almada.
A actividade teve início na aldeia da Atalaia e fim no local que dá pelo nome de Batel. Aí foi servido o almoço pela Câmara Municipal de Gavião.
Findo o almoço alguns praticantes, continuaram de forma autónoma o percurso pedestre pelo Vale das Cerejeiras
Desafios dos Montes Saloios e Vale do Inferno
O percurso foi vencido com marcha moderada e bastante regular, tendo contribuído também para isso o estado ameno do tempo, que se apresentou com nevoeiro algo denso até cerca das onze horas.
Pelas doze horas fez-se uma breve paragem para alimentação e reabastecimento, numa quinta na localidade da Choutaria, onde fomos recebidos pela sua simpática proprietária, tendo sido possível visitar a interessante área habitacional resultante de reconstrução de uma moradia rural antiga.
Com a Primavera em instalação, os campos apresentam-se verdejantes e muito coloridos, pelo que os amantes da fotografia tiveram muitas oportunidades de captar imensas recordações, desde paisagem, património e mesmo um enxame de abelhas que pernoitou à beira do caminho.
Às quinze horas, após o final da caminhada, alguns participantes aproveitaram para continuar a confraternização almoçando num dos restaurantes locais.
Durante a jornada não se registaram situações de perigo, nem ocorrência de acidentes.
Eleições 2014
Foi no passado dia 11 do corrente mês que se realizaram eleições na nossa sede para o próximo biénio dos Órgãos Sociais do Clube.
A Direcção ficou assim escalonada:
Presidente: Mário Baião
Vice-Presidente: Adília André
Tesoureiro: Albino Silva
Secretário: José Pires
Montanha: Miguel Alves
Orientação: Custódio Pinto
Ecologia e Cultura: Isilda Rodrigues