O CIMO foi ao cimo da Arrábida

26-01-2013 14:38

Foi no dia 20 de Janeiro que o CIMO foi ao cimo da serra de S. Luis.

A previsão de mau tempo afastou muitos participantes que se fez refletir nos 74 inscritos só 38 “teimosos” se apresentaram no terreno.

A atividade teve início e fim junto ao cemitério da Quinta do Anjo.

Os técnicos do CIMO fizeram as apresentações aos participantes, e respetivas recomendações sobre pedestrianismo, com abordagem sobre a temática do percurso e meio ambiente.

A marcha iniciou-se às 9,05h (dentro do horário previsto), com um arranque moderado para enfrentar a primeira subida para a Serra do Louro.

Descida do cabeço das vacas para o Vale de Barris, para subir-mos para a Serra de S. Luís onde chegámos ás 11h 30 com uma subida em ritmo moderado e com, alguma demora para os participantes apreciarem as paisagens envolventes que ao longo da serra, se podem disfrutar.

O ritmo da marcha foi feito de acordo com todos os participantes, em ambiente desportivo e de descontração e respeito pela Natureza.

Os participantes ficaram encantados com a beleza da Serra, e com as vistas magníficas que oferece.

Iniciámos a descida pela estrada de acesso à casa de vigilância florestal, e seguimos para o trilho em direção ao Povoado do Pedrão onde se fez uma pequena palestra sobre o historial desta localidade.

Daqui seguimos pelo trilho dos pastores até ao moinho da Páscoa na Serra dos Gaiteiros, continuando para a portela da Serra de S. Francisco com passagem pela fonte do Sol onde iniciámos a descida para o local de partida.

A faixa etária dos participantes situou-se entre os 14 anos e os 63 anos

Não houve registo de ocorrências tendo sido a totalidade do percurso de 18,6 Km GPS

Já na fase final do percurso o S. Pedro brindou o Grupo com uma forte chuvada