Desafio dos montes saloios e vale do Inferno

19-01-2014 09:00

 photo 13102007042-vert_zps366d57c6.jpg

Com a entrada em 2014 o CIMO propõe novas caminhadas, dando a conhecer locais fantásticos. Gostamos da descoberta, e a nossa equipa técnica, nas suas deambulações, tem contactado com as mais variadas paisagens e caminhos, das quais selecionou algumas para partilhar com os restantes sócios.

Na presente proposta, temos o prazer de apresentar um conjunto formidável de trilhos por montes e vales desta bonita região saloia, situada às portas de Lisboa. Com alguns desníveis bastante acentuados, poderemos usufruir de amplas vistas que nos levam até às serras de Montejunto, Sintra e Arrábida, com o estuário do Tejo de permeio e o Oceano Atlântico contornando a Oeste.

Iremos passar em zonas de cultivo e pastoreio e em bosques de pinheiros, carvalhos ou eucaliptos. Cruzaremos algumas ribeiras, entraremos em três aldeias e iremos descobrir uma velha anta perdida no meio do campo, além

de outras visitas surpresa. E, sem receios do Vale do Inferno, ultrapassando as dificuldades, passaremos pelo Penedo do Gato e outros importantes afloramentos calcários característicos da região, usufruindo de uma paisagem surpreendente e respirando um ar leve e despoluído, que nos retempera e revigora para novas aventuras.

Este território, localizado nos concelhos de Loures e Mafra, foi até aos anos sessenta do século passado, um importante fornecedor de produtos hortícolas frescos a Lisboa, bem como local de lavandaria das roupas das pessoas da capital. Atualmente, ainda apresenta um importante papel na produção agrícola e na pecuária, bem como na produção e comercialização do leitão assado. Outra atividade de grande relevo local é a indústria de produção dos famosos queijos frescos que abastecem meio Portugal.