A Orientação no Jamor

09-01-2011 23:01

 

O Instituto do Desporto de Portugal, I.P., através do Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ), e a Federação Portuguesa de Orientação desenvolveram para si um aliciante programa desportivo denominado "A Orientação no Jamor".

Este Programa, de carácter regular, tem como principais objectivos: a exploração dos espaços verdes do Jamor através da prática de Orientação; a criação de laços com os praticantes procurando estender as actividades propostas aos seus familiares e amigos e, ainda, canalizar as vocações para a prática competitiva, facilitando a aproximação aos Clubes.

Abaixo damos conta das linhas gerais deste Programa:
Actividades
Orientação pedestre - disciplina com maior tradição e número de praticantes, em que a deslocação ao longo do percurso é feita a pé.
Orientação em BTT - é semelhante à Orientação Pedestre, mas a deslocação é feita em BTT e apenas por caminhos pré-definidos.

Orientação de Precisão - conjuga, num só percurso, diversas actividades de natureza (caminhada, BTT, canoagem, escalada, etc).
Corridas de Aventura - Disciplina onde os participantes se deslocam apenas pelos caminhos e resolvem problemas sobre a colocação de balizas no terreno. Desta forma, a importância da capacidade física é retirada o que permite a participação, em igualdade de circunstâncias, de praticantes com limitações motoras (incluindo os que se deslocam em cadeira de rodas e com limitações motoras muito significativas).
 

Estrutura do Programa
A oferta será estruturada, ao longo do ano, de uma forma simples:
1º Sábado do mês - Corridas de Aventura (excepcionalmente em Janeiro será no dia 29)
2º Sábado do mês - Orientação em BTT
3º Sábado do mês - Orientação de Precisão
4º Sábado do mês - Orientação Pedestre
 

Destinatários
Grande público, dos 6 aos 96 anos, de preferência em grupos familiares ou de amigos. Escolas de diferentes graus de ensino, Universidades e grupos especiais de Centros de Dia, Universidades Seniores e de Estabelecimentos de Reabilitação Física.
 

Como participar
A inscrição será sempre individual e serão bonificados os participantes que se apresentarem em grupos familiares, grupos de amigos, grupos de colectividades, grupos de escola, etc. As informações e inscrições, para cada dia de actividade, estarão disponíveis on-line no serviço de gestão de inscrições da F.P. Orientação em www.orioasis.pt. 

Acompanhamento técnico
As actividades serão asseguradas por técnicos credenciados da Federação, profissionais ou em regime de apoio voluntário.