PR3 CSC Rota das Aldeias

09-03-2014 09:00

O percurso tem início na Malveira da Serra, localizada nas fraldas da Serra de Sintra, com subida até à Peninha, ponto mais elevado do percurso. Atravessa sombrias matas plantadas, bosquetes com vegetação autóctone, áreas essencialmente ocupadas por espécies invasoras, matos de características mediterrânicas. Na Peninha a paisagem é deslumbrante, toda a envolvência que se pode avistar em todas as direções fazem da Peninha um local privilegiado.

A Peninha, local de culto, evidencia sinais de permanência humana desde o Neolítico. Inclui um conjunto de construção classificada como imóvel de Interesse Público. Descemos da Peninha para junto do mar passando por matas frondosas e aldeias históricas, com o cheiro da maresia e o barulho buliçoso do mar a embater nas falésias da costa do Guincho.

 

Tipo de percurso: Circular.

Localização: Concelho de Cascais

Extensão: GPS 14,2km

Duração: 4 a 5 horas

Local de Partida / Chegada: Largo da Capela da Malveira da Serra, Cascais

GPS: 38º 45' 10.22''; N 9º 26' 58.90'' W

Grau de Dificuldade: Médio

Desníveis: Subida e descida acentuada

Encontro no Centro Sul, Almada às 7h45

Concentração: 8h30

Inicio da actividade: 9h00

Como chegar: apanhar A5 direção Lisboa Cascais, saída no final da A5 em direção a Malveira da Serra. Levar roupa e calçado próprio para caminhadas, de acordo com as condições meteorológicas, farnel e água (1L por pessoa). Aconselha-se o uso de bastão. 

Esta actividade pode ser cancelada se as condições Meteorológicas forem adversas.