Image and video hosting by TinyPic

Visite-nos também no 

O CIMO vai ao CIMO da Arrábida

06-05-2012 09:00

A serra da Arrábida caracteriza-se pelo seu valor Natural e Cultural.

O ponto mais alto da Arrábida (Formosinho) com 500 metros de altitude, proporciona aos pedestrianistas uma visão alargada de toda a região do estuário do Tejo até Sintra e Montejunto para Oeste, para Sul disfruta-se de uma panorâmica da Baía de Setúbal e das Praias do Litoral Alentejano desde de Tróia até Sines, com uma extensão aproximada dos 60Km de areia que se espraia ao longo do Oceano Atlântico aos pés -da- Arrábida.

Encontram-se vários trilhos ancestrais na serra, alguns utilizados actualmente por visitantes pedestrianistas, outros fechados pela exuberante vegetação única na região.

A geologia típica da Arrábida, com as suas pedras calcárias, formando pequenos Lapeares gastos pela erosão obrigam a quem os pisa a um autêntico malabarismo para manter o equilíbrio neste labirinto de pedras com as mais diversas formas moldadas pelo tempo.

Calcorreando trilhos na crista da Montanha desperta-nos emoções de verdadeiros conquistadores.

 Descrição da Marcha    Marcha Pedestre com envolvência de ambiente natural de Montanha, percurso por trilhos de Pé-Posto com subida acentuada e com desníveis que requerem capacidades físicas para os vencer.

 Temática   Aventura- Paisagem-Ambiente Natural. 

 Assuntos com interesse  Parque Natural da Arrábida - Marco Geodésico do Formosinho – Baía de Setúbal - Convento da Arrábida - Mata Fechada - Estrada dos Carvoeiros – Quinta – El-Carmen

 Informação Técnica 

 Início       : 9,30h

 Percurso   :  Circular.

 Distância   : 15 km + -

 Duração    : 6,30 h +-

 Desníveis  :  Min – Méd – Máx.  75, 253, 496 metros.

 Subida      :  Longa +- 2Km acentuada com piso de pequenas pedras soltas ( Cascalheira ) outras partes planas e descidas suaves.

 Local de Encontro dos participantes Junto ao Café das tortas de Azeitão 

 Vila Nogueira de Azeitão  8,45h 

A partir daqui vamos para o Parque de Campismo de Picheleiros onde se inìcia e acaba a actividade.

Estacionamento limitado junto ao Parque de Campismo de Picheleiros, o CIMO dará instruções no local  e assegura o transporte entre a outra opção de estacionamento e o local  do  ponto de Partida e Chegada.

Coordenadas Geográficas Parque de Campismo de Picheleiros.

38º 29' 42.62'' N   9º 0' 13.24'' W

 Custo 5€. Faz parte integrante do custo da actividade.

Apoio Técnico, apoio logístico nos locais de acessibilidade da carrinha do Cimo, Seguro para todos os participantes, reforço de água, fruta e barrinhas.

 Observações / recomendações 

- por razões de organização e segurança, os participantes devem respeitar as indicações e orientações transmitidas pelo guia e demais colaboradores do CIMO.

- cada um deve levar um pequeno estojo pessoal de material de 1ºs socorros, bem como medicamentos que esteja a tomar regularmente.

- levar roupa, agasalhos, boné ou chapéu, e calçado feito ao pé, preferencialmente botas, de acordo com as condições climatéricas.

- transportar água ( aconselha-se cerca de 1,5 litros por pessoa / dia ) e alimentos para consumo individual.

Nota: Por coincidir com o primeiro Domingo do Mês, é dia de Feira em Azeitão .os participantes devem contar com  mais Trânsito na N 10 junto de Azeitão.

 

 

Informações / Contactos 

cimoiberico@gmail.com

Tel / Fax 212583029

Tlm 929264499